29 de junho é reconhecido como o Dia do Rio das Velhas. Em torno dessa data, anualmente, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) promove a Semana Rio das Velhas, com uma extensa programação de eventos, debates e integração.
Em 2023, a ação celebra os 25 anos de atuação do Comitê. E a abertura da Semana não poderia acontecer em lugar melhor: na nascente do Rio das Velhas, no Parque das Andorinhas, em Ouro Preto. Uma visita de campo ao primeiro olho d’água do rio e a pontos de contaminação no bairro Morro São Sebastião marcarão o início das atividades, em 26 de junho.
Ao longo de toda a Semana, Exposições Itinerantes sobre a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e a campanha ‘Rio das Velhas, Eu Faço Parte: Saneamento Já’ percorrerão os quatro cantos do território e mobilizarão escolas, coletivos, poder público e demais moradores para o contexto de proteção do rio, de suas águas e da biodiversidade. A Exposição estará em Ouro Preto, Belo Horizonte, Confins, Curvelo e Várzea da Palma.
Com o objetivo de promover maior integração entre os Subcomitês e parceiros, com vistas ao fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão, serão realizados também os Diálogos Regionais da Bacia do Rio das Velhas.
Durante os encontros, a acontecer em Ouro Preto, Confins e Curvelo, os representantes dos Subcomitês poderão compartilhar experiências para o fortalecimento das redes já existentes e promoção de possíveis parcerias intersetoriais. A ação visa também a melhoria da aplicação dos recursos da cobrança pelo uso da água na bacia e maior efetividade das ações e projetos realizados pelo Comitê no território.
O ponto alto da Semana será em 29 de junho, Dia do Rio das Velhas, quando o Comitê completa 25 anos de atuação. Uma plenária comemorativa, com a presença de várias pessoas que ajudaram a construir a história deste CBH singular, marcará a celebração.
O encerramento também não poderia ocorrer em lugar melhor: na foz do Rio das Velhas, no distrito de Barra do Guaicuí, em Várzea da Palma. Uma barqueata percorrerá o encontro das águas entre o Velhas e o rio São Francisco. Celebrações ocorrerão também na centenária Igreja de pedras de Bom Jesus de Matozinhos.
Confira a programação completa:
26/06 (segunda-feira): Abertura da Semana Rio das Velhas 2023
9h: Caminhada ecológica e visita técnica à nascente do Rio das Velhas e pontos de contaminação em Ouro Preto (bairro Morro São Sebastião);
9h às 17h: Exposição itinerante Rio das Velhas, Eu Faço Parte Local: Parque Natural Municipal das Andorinhas (Ouro Preto)
13h às 16h: Diálogos Regionais: Subcomitês do Alto Rio das Velhas Local: Parque Natural Municipal das Andorinhas (Ouro Preto)
27/06 (terça-feira):
9h às 17h: Exposição itinerante Rio das Velhas, Eu Faço Parte Local: Praça da orla da Lagoa Central (Confins)
14 às 17h: Diálogos Regionais: Subcomitês do Médio-Alto Rio das Velhas Local: Clube Craslen (Confins)
28/06 (quarta-feira):
9h às 17h: Exposição itinerante Rio das Velhas, Eu Faço Parte Local: CEFET (Rua Raymundo Mattoso, nº 900 – bairro Santa Rita – Curvelo)
14 às 17h: Diálogos Regionais: Subcomitês do Médio-Baixo e Baixo Rio das Velhas Local: CEFET (Rua Raymundo Mattoso, nº 900 – bairro Santa Rita – Curvelo)
29/06 (quinta-feira):
9h às 17h: Exposição itinerante Rio das Velhas, Eu Faço Parte Local: Belo Horizonte (a confirmar)
14h às 17h: Plenária Comemorativa de 25 anos do CBH Rio das Velhas Local: Belo Horizonte (a confirmar)
30/06 (sexta-feira): Encerramento da Semana Rio das Velhas 2023
9h: Barqueata na foz do Rio das Velhas, na confluência com o Velho Chico Local: Barra do Guaicuí, Várzea da Palma
9h às 12h: Exposição itinerante Rio das Velhas, Eu Faço Parte Local: Igreja de pedras de Bom Jesus de Matozinhos (Barra do Guaicuí, Várzea da Palma)
Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas: TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Fonte: CBH Rio das Velhas
Comments