top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Sisema ComCiência aborda conflitos pela água sob a ótica da justiça

Foto: Divulgação Sisema
Foto: Divulgação Sisema

Evento trouxe discussão sobre aspectos abordados no livro do promotor de justiça, Leonardo Castro Maia


Leonardo Castro Maia apresentou estudos de caso que envolvem diversos atores sociais


 Nesta sexta-feira (21/03), a edição especial do Sisema ComCiência, em comemoração à Semana da Água 2025, trouxe à tona a discussão sobre os conflitos socioambientais envolvendo a água, com foco no tratamento destas disputas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh). O evento, realizado de forma online, teve como convidado o Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais Leonardo Castro Maia, autor do livro que inspirou o tema da atividade: “Água e Conflitos Socioambientais: Tratamento no Serviço Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos”.


O livro de Castro Maia, publicado no ano passado, foi vencedor na categoria Geografia e Geociências do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). A obra aborda a atuação dos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) no contexto do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), oferecendo uma análise profunda sobre o gerenciamento de recursos hídricos no Brasil. A pesquisa que resultou no livro foi originalmente uma tese de doutorado defendida por Maia no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e é marcada por uma abordagem interdisciplinar que integra direito e geografia.


Durante o evento, Maia apresentou estudos de caso que envolvem diversos atores sociais, incluindo gestores públicos, agentes da sociedade civil, lideranças comunitárias, ambientalistas, e comunidades ribeirinhas. Ele também abordou as mudanças climáticas como um fator agravante dos conflitos hídricos, ressaltando que esses não se limitam à escassez de água, mas também incluem questões relacionadas à distribuição e qualidade da água, com implicações políticas, sociais e culturais.


O promotor de justiça destacou que a água, devido às mudanças climáticas, é o elemento mais afetado, e sua disponibilidade será o fator mais impactado pelas alterações no clima. “A água é o elemento que será o maior atingido pelas mudanças climáticas e sua disponibilidade é o fator mais afetado pela questão”, afirmou. Ele também chamou atenção para as desigualdades climáticas, que acentuam os efeitos das mudanças climáticas, especialmente sobre as populações mais vulneráveis.


Maia reforçou que o conflito hídrico deve ser entendido como um conflito socioambiental, envolvendo uma série de disputas não apenas pelo acesso à água, mas também por sua qualidade e gestão. O Promotor concluiu sua apresentação colocando como melhorias e recomendações para tratar e solucionar conflitos hídricos o fortalecimento da atuação dos Comitês de Bacia como instâncias de tratamento destas disputas e o incentivo ao uso e fortalecimento dos métodos autocompositivos (negociação, conciliação, mediação) no âmbito do Singreh.


O evento foi mediado por Alexandre Magrineli, analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). A edição especial do Sisema ComCiência trouxe uma reflexão profunda sobre os desafios do gerenciamento de recursos hídricos no Brasil e a importância de integrar diferentes setores da sociedade para enfrentar os conflitos hídricos de forma justa e sustentável.


Se você perdeu o evento, assista à edição completa aqui:Assista no YouTube


Sobre o Sisema ComCiência


O Sisema ComCiência é uma iniciativa do Sistema Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Criado em novembro de 2020, o projeto visa divulgar trabalhos científicos de relevância para o meio ambiente e promover o debate sobre temas essenciais para a sustentabilidade e o manejo dos recursos naturais.


Fonte: IGAM

Comments


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page