Está no ar o episódio do Podcast ANA com o tema Mulheres e Água – Experiências na América Latina e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Nele a integrante do Comitê Pró-Equidade de Gênero (CPEG) da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Fernanda Abreu, conversa com a professora e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) e integrante da Rede Coletivo de Mulheres Latino-Americanas pela Água, Daniela Nogueira, sobre a interface entre água e gênero.
Ouça o episódio nas principais plataformas:
Spotify: https://spoti.fi/3wPeh7S
Google Podcasts: https://bit.ly/31ZsUtS
Apple Podcasts: https://apple.co/3HhjEkT
Deezer: https://bit.ly/3c8PEcC
Nesse episódio Fernanda e Daniela também falam sobre o Seminário Internacional Mulheres e Água: Experiências na América Latina e CPLP que será realizado nesta quinta-feira, 18 de novembro, pela ANA em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
A diretora-presidente da ANA, Christianne Dias, fará a abertura da programação a partir das 9h e a moderação da primeira mesa do Seminário, que acontecerá por meio da plataforma Zoom com tradução simultânea para inglês e espanhol. Não é necessário fazer inscrição, mas a videoconferência tem o limite de 500 participantes.
A partir das 9h10, a primeira mesa Casos de Sucesso da Participação das Mulheres no Processo de Tomada de Decisão contará com a participação da: presidente do Conselho de Administração Magazine Luiza, Luiza Trajano; coordenadora de Cooperação Sul-Sul Trilateral com Organismos Internacionais da ABC, Cecília Malaguti; diretora do Escritório Regional de Ciências da UNESCO para a América Latina a o Caribe, Lídia Brito; gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Anícia Pio; e CEO da empresa BRK Ambiental, Teresa Cristina Vernaglia.
Prevista para as 11h, a segunda mesa redonda A Questão de Gênero nos Recursos Hídricos no Brasil debaterá o tema com as presenças da coordenadora substituta do Comitê Pró-Equidade de Gênero (CPEG) da ANA, Consuelo Marra; da diretora presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Suzana Montenegro; da pesquisadora em residência pós-doutoral Fernanda Matos; e da coordenadora adjunta do Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas, Ana Odália Sena. A moderação ficará a cargo da coordenadora de Capacitação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e do Setor de Saneamento da ANA, Renata Maranhão.
A programação da tarde terá dois painéis. O primeiro deles será sobre A Questão de Gênero no Tema Água na América Latina. Para falar sobre este tema, foram convidadas a coordenadora do Comitê de Desenvolvimento de Mulheres de Fronteira (CODEMUF), Carolina Vergara, e a consultora independente Sonia Poblete. Para o painel A Questão de Gênero no Tema Água na CPLP, as participantes serão a diretora geral dos Recursos Hídricos do Ministério dos Recursos Naturais e Energia da Guiné-Bissau, Fatima Kássimo, e a chefe do Departamento de Cadastro, Licenciamento, Fiscalização e Qualidade de Água e Ambiente do Instituto Nacional de Recursos Hídricos de Angola, Maida Gomes.
Na reta final do Seminário Internacional Mulheres e Água: Experiências na América Latina e CPLP, acontecerá a mesa redonda Interfaces ODS 5 (Igualdade de Gênero) e ODS 6 (Água Limpa e Saneamento): Desafios, Lacunas e Perspectivas. Cinco mulheres abordarão o tema: a professora e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) Daniela Nogueira; a especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico da ANA Marcela Ayub; a especialista em políticas públicas e gestão governamental do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Carolina Tokarski; a gerente de programas da ONU Mulheres, Ana Carolina Querino; e a integrante do Observatório das Águas Fátima Casarin. A assessora especial Internacional da ANA, Gisela Forattini, fará o encerramento do evento.
O CPEG
Instituído pela Portaria nº 326/2016, o Comitê Pró-equidade de Gênero é o canal de diálogo entre aqueles que trabalham na ANA e os espaços e eventos institucionais que debatem gênero. O CPEG visa a contribuir para a erradicação das desigualdades de gênero, colaborar para a formulação e implementação de estratégias de equidade de gênero nas esferas internas da Agência, além de atuar na agenda de recursos hídricos e gênero.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
Comments