Nesta quinta-feira (17), a presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Suzana Montenegro, representou Pernambuco na formação do Comitê Científico de Monitoramento e Enfrentamento das Emergências Climáticas (CC-MEEC), que reunirá especialistas de todos os nove estados nordestinos. Cada estado será representado por dois membros, e, ao lado de Montenegro, também integra o comitê Karla Godoy da Costa Lima, Secretária Executiva da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS).
O novo comitê tem como objetivo enfrentar os desafios das emergências climáticas que afetam a região, cada vez mais evidentes em nosso cotidiano. A coordenação ficará a cargo da geóloga e professora titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Olívia Maria Cordeiro de Oliveira, que trará sua vasta experiência para guiar as ações do grupo.
Esta iniciativa reflete a crescente preocupação dos governadores do Nordeste em lidar com o cenário atual de crises climáticas, similar ao que foi observado durante o combate a pandemias. Um estudo do Programa das Nações Unidas destaca a importância da ciência na preservação de vidas, reforçando a necessidade de uma abordagem colaborativa e bem fundamentada para enfrentar esses desafios. necessidade de uma abordagem colaborativa e bem fundamentada para enfrentar esses desafios.
Fonte: APAC-PE
Comentários