top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Mulher no cuidado com os recursos hídricos: da academia à comunidade

Maria de los Angeles Perez Lizama


Ao ser convidada para realizar um artigo nesta sessão, não poderia deixar de prestar minha homenagem a todas as mulheres que realizam ciência neste momento. No dia 11 de fevereiro em que se comemora o Dia da Mulher e menina cientista, é primordial parabenizar a todas as grandes mulheres que estão trabalhando na ciência neste exato momento, e relembrar de todas as que nos motivaram para estar aqui neste lugar. Parabéns a todas!


Hoje, olhando para trás, relembro os caminhos para estar aqui hoje. A graduação em ciências Biológicas, o mestrado e doutorado em ecologia de ambientes aquáticos continentais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), os diversos pós-doutorados. Trabalhando sempre com peixes, os estudos sobre o ciclo de vida, do crescimento e depois com parasitologia de peixes em ambientes naturais me proporcionaram a base para estudar e compreender que os organismos são regulados pelo ambiente, se adaptando ao meio em que vivem.


Ao olhar de forma mais macro, percebe-se que o ambiente reage as mudanças impostas pelo homem e os organismos reagem as mudanças que o ambiente sofre. Não podemos pensar na relação homem-ambiente-organismos-natureza como algo desvinculado. Está Tudo conectado!


A poluição ambiental que vem se agravando ao longo da história, é um problema que atinge direta e indiretamente a população humana. Desta forma, os mecanismos de monitoramento, bem como as medidas de controle do ambiente no âmbito urbano e rural são necessários para mitigar estas ações antrópicas.


 Amostragem de água, peixes e macroinvertebrados em córrego urbano, Maringá, PR.
Amostragem de água, peixes e macroinvertebrados em córrego urbano, Maringá, PR.

A partir desse anseio em saber mais, iniciei os estudos com bioindicadores biológicos de qualidade ambiental como uma forma eficaz de realizar o monitoramento dos recursos hídricos. Os bioindicadores são aqueles organismos de diversos grupos taxonômicos (plantas, animais) que são capazes de quantificar e monitorar os ecossistemas, indicando precocemente suas alterações, e desta forma, possibilitando que intrvenções sejam realizadas muito antes que ocorra o agravamento das condições ambientais.


Apresentação dos resultados no Encontro Internacional de Produção Científica de 2019, com as ex-alunas, Raquel de S. Cosin, Fabíola M. Azevedo e Gilsemara dos S. Cagni.
Apresentação dos resultados no Encontro Internacional de Produção Científica de 2019, com as ex-alunas, Raquel de S. Cosin, Fabíola M. Azevedo e Gilsemara dos S. Cagni.

O conhecimento do ambiente, dos bioindicadores e como os organismos reagem as mudanças do ecossistema, pode ser utilizado para sensibilizar e conscientizar a população de que o cuidado da nossa Casa Comum deve ser constante, sendo que o homem deve preservar para deixar para à geração atual e às gerações futuras, um ambiente saudável e íntegro. Esta é a principal proposta dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) preconizado pela ONU (Organização das Nações Unidas).


Com o intuito de transformar o conhecimento, há alguns anos juntamente com meus alunos de Ciências Biológicas da UNICESUMAR, criamos o Museu de La Mari (carinhosamente nomeado assim por eles), um ambiente no qual podemos divulgar o conhecimento da ciência. Além disso, ações de conscientização, também devem ser realizadas dentro e fora da academia. Assim, algumas ações de educação ambiental com a população adulta e infantil surtem efeitos positivos, visando a sensibilização sobre nossos recursos hídricos e o cuidado com o meio ambiente.


Teatro de fantoches no dia de Campo das Agrárias, Fazenda da Unicesumar, Maringá, PR.
Teatro de fantoches no dia de Campo das Agrárias, Fazenda da Unicesumar, Maringá, PR.

Desta forma, todo o conhecimento ultrapassa os muros da academia, chegando às escolas, à comunidade em geral, e aos gestores, os quais devem promover políticas públicas para melhorar a qualidade do ambiente e, consequentemente, dos organismos também. Nesta caminhada, alunas e alunos, professoras e professores, estamos juntos para promover um ambiente seguro e de qualidade para as futuras gerações.


Dra. Maria de los Angeles Perez Lizama, docente do programa de pós-graduação em Tecnologias Limpas, ICETI, UNICESUMAR, Maringá, PR. Desempenha atividades de pesquisa e orientação. Atualmente é coordenadora do CEUA Unicesumar, além de atuar em diversos Comitês de Bacias Hidrogáficas, como o do Paranapanema e Piraponema. É membro consultor da Reserva das Perobas (ICMBIO) e da Climate Resilience Network – RIPEDRC, membro consultivo "Elsevier Advisory Panel" e do "Inter-University Sustainable Development Reseach Programme" (IUSDRP). Também é consultora da FAPESP, da FACEPE e da Fundação Araucária. Tem experiência em ictiologia e Ictioparasitologia, com ênfase em bioindicadores ambientais, biomonitoramento de qualidade ambiental, recursos hídricos, sustentabilidade, ecoeficência urbana e educação ambiental.


Redes sociais: @maryperezlizana

Site do Museu de la Mari: www.museudelamari.com






Comments


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page