O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) realizou, nesta quarta-feira (25), o curso "Mitificação da Participação Popular na Política de Recursos Hídricos". A capacitação foi conduzida por Wagna Dantas, consultora da Funcern/IFRN, no auditório da Emater.
Durante a abertura do evento, o diretor-presidente do Igarn, Paulo Sidney, destacou o programa de capacitações voltado para os membros do Sistema de Recursos Hídricos do RN. “O Igarn conta com um programa plurianual de capacitação, pactuado com a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), que visa complementar a formação continuada dos membros do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, além de oferecer vagas à sociedade em geral”, afirmou.
Segundo Wagna Dantas, a participação da sociedade civil nos Comitês de Bacia Hidrográfica ainda é limitada. O curso teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre a importância dos comitês e estimular a maior participação popular na gestão das águas.
“Esta capacitação aborda a tipificação da participação social na gestão dos recursos hídricos. É essencial que as pessoas entendam como se dá essa participação, tanto nos comitês quanto nos conselhos, pois somente assim elas valorizarão e se engajarão mais ativamente nos Comitês de Bacia”, explicou Wagna.
Micael Apolinário, estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental no IFRN, Campus Natal, participou do curso e destacou sua relevância.
“Capacitações como essa são importantes, pois nos informam sobre como podemos nos envolver nos comitês e iniciar um diálogo entre a sociedade e os gestores, buscando melhorias para a cidade e para a comunidade”, comentou Micael.
Fonte: IGARN
Comments