top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Está aberta a seleção de consultor para elaborar painel com resultados de estudo da ANA sobre impacto da mudança climática sobre os recursos hídricos

Informações sobre a seleção de consultoria técnica especializada - Edital nº 77/2025
Informações sobre a seleção de consultoria técnica especializada - Edital nº 77/2025

Nesta sexta-feira, 21 de março, o Diário Oficial da União publicou o Edital nº 77/2025, contendo as informações sobre o processo seletivo de consultor(a) para elaboração de painel em formato dashboard com os resultados do estudo Impacto da Mudança Climática nos Recursos Hídricos do Brasil e banco de dados do dashboard organizado. Os (as) interessados (as) deverão consultar o termo de referência código 31994 e se inscrever através do link https://iica.int/pt/node/75 com cadastramento e anexação do currículo até 10 de abril, uma quinta-feira.


O(a) candidato(a) precisa ter formação em nível superior em qualquer área de formação com experiência mínima de três anos na área de design gráfico com comprovação em currículo. Além disso, como critério classificatório, é necessário possuir experiência em editoração de publicações, elaboração de dashboards e banco de dados. A seleção conta com uma vaga para o período de contrato de 150 dias. 


Em atendimento ao Decreto nº 5.151/2004, esta contratação acontecerá mediante processo seletivo simplificado. Com isso, no contexto dos projetos de cooperação técnica internacional, é vedada a contratação de servidores(as) ativos(as) da Administração Pública Federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal, direta ou indireta, assim como de empregados(as) de suas subsidiárias e controladas. 


O estudo 


A ANA lançou a primeira edição do estudo Impacto da Mudança Climática nos Recursos Hídricos do Brasil em janeiro de 2024 para avaliar como a mudança climática impacta as águas das diferentes regiões do Brasil. A publicação completa e o resumo executivo estão disponíveis no portal do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH).


Esse levantamento da ANA apresentou de forma inédita, considerando a escala de sub-bacia, os efeitos da mudança climática na disponibilidade de água no Brasil e pode ser utilizado como referência para o planejamento e a gestão dos setores de recursos hídricos e de saneamento básico por parte de comitês de bacias, órgãos públicos que cuidam dessa temática, pesquisadores e usuários de água. 


O estudo indicou um cenário com tendência de redução na disponibilidade hídrica para quase todo o País, incluindo grandes centros urbanos e regiões importantes para produção agrícola, como a bacia do rio São Francisco, considerando cenários de curto, médio e logo prazo – respectivamente os períodos de 2015 a 2040, de 2041 a 2070 e de 2071 a 2100. Segundo a publicação, a disponibilidade de água pode cair mais de 40% em regiões hidrográficas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste até 2040.


Por outro lado, o Sul possui uma tendência de aumento da disponibilidade hídrica em até 5% até 2040, mas com uma maior imprevisibilidade e um aumento da frequência de cheias e inundações.


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page