Equipe da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) liderada pela diretora-presidente, Veronica Sánchez da Cruz Rios, realizou visita técnica ao Estado de Alagoas para compartilhar informações sobre a regulação e implementação do marco de saneamento básico. Entre os dias 7 a 9 de outubro, a comitiva da ANA pôde conhecer os avanços e os investimentos que vêm sendo realizados para a melhoria da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A programação foi realizada em parceria com Associação Brasileira de Saneamento (Abrasan), tendo participado da visita técnicos de outras entidades reguladoras infranacionais.
Na segunda-feira, 7 de outubro, a equipe da Agência reuniu-se com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, no Palácio Floriano Peixoto (Mupa), em Macéio (AL). O encontro tratou dos avanços que vem sendo alcançados no Estado com a concessão da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Outro assunto abordado na reunião foi o Canal do Sertão, importante obra com vistas à segurança hídrica da região do semiárido alagoano visitada pela equipe na terça-feira (8).
“O Estado de Alagoas foi pioneiro no atendimento às premissas do novo marco do setor, tendo realizado, em 2020, leilão para concessão dos serviços nos municípios do denominado Bloco A e, em 2021, para os Blocos B e C e é uma satisfação vermos os investimentos acontecendo e as melhorias no atendimento à população alagoana”, assinalou a Diretora-Presidente da ANA.
A agenda de trabalho contou com reunião na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) Pratagy; à sede administrativa da BRK, onde o presidente da empresa, Herbert Dantas, recebeu a equipe, e o Sistema de Disposição Oceânica da BRK, em Maceió. A visita foi finalizada na ETE Caçadores, também na capital alagoana.
Além da diretora-presidente da ANA, as reuniões contaram com a participação da coordenadora técnica na Superintendência de Regulação de Saneamento Básico, Lígia Araújo; da especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Regina Generino; e da assessora Beatrice Valle.
Participaram dos encontros ao longo da agenda, os secretários de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César; da Fazenda, Renata Santos; de Governo, Vítor Pereira; da Infraestrutura, Gustavo Acioli; o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto; e da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Camilla Ferraz; dentre outras autoridades.
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Comentarios