A entrega oficial do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) para os municípios de Abadia dos Dourados, Araxá e Pedrinópolis contou com a presença de Marcelo da Fonseca, Diretor Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), que destacou a importância do retorno dos recursos da cobrança pelo uso da água para a sociedade. Também participaram João Ricardo Raiser, Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), Elaine Oliveira, Secretária Adjunta do Comitê, além de representantes das prefeituras.
João Ricardo Raiser enfatizou que os investimentos da cobrança são aplicados em toda a bacia do Rio Paranaíba: “Nossa área de atuação é a bacia como um todo. Nossos investimentos não são feitos apenas nos rios principais. Temos investimentos em Abadia dos Dourados, Pedrinópolis, Coromandel e tantos outros. O objetivo de estarmos aqui hoje, para além da entrega dessa ferramenta de planejamento, é estreitar ainda mais a relação com os municípios.”
O Prefeito de Abadia dos Dourados, Wanderlei Lemes Santos, comemorou o impacto positivo do PRAD: “As cidades pequenas têm muita dificuldade em elaborar um planejamento desse porte, faltam recursos, faltam técnicos especializados, e receber esse PRAD do CBH Paranaíba é motivo de muito orgulho para o nosso município”.
Luiz Antônio Centenaro, Secretário de Meio Ambiente de Pedrinópolis, ressaltou a relevância do PRAD para resolver passivos ambientais: “A questão dos lixões é um passivo ambiental que todas as cidades têm, sejam elas pequenas ou grandes, e a iniciativa do Comitê vem de encontro com essas soluções que precisam ser encontradas pelos municípios.”
Vinícius Santos, Superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), também destacou o avanço proporcionado pelo PRAD: “Agora temos um instrumento técnico, que será implementado e executado pelo nosso município.”
Marcelo da Fonseca encerrou destacando os resultados da cobrança pelo uso dos recursos hídricos: “Agora começamos a ver os resultados da implementação da cobrança pelo uso de recursos hídricos, que é justamente o retorno para a sociedade. A sociedade precisa saber que o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos existe, que ele tem força e consegue mudar a realidade.”
A entrega dos PRADs marca um passo importante para a recuperação ambiental em Abadia dos Dourados, Araxá e Pedrinópolis, trazendo soluções sustentáveis para a proteção dos recursos naturais.
Fonte: CBH Paranaíba
Comments