top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Consulta pública sobre norma de procedimento em ação arbitral para solução de conflitos no setor de saneamento básico termina na próxima semana


A Consulta Pública n° 01/2025 da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) está aberta para receber contribuições da sociedade até as 18h da próxima quinta-feira, 10 de abril. Os(as) interessados(as) em participar podem enviar suas sugestões através do Sistema de Participação Social nas Decisões da ANA diretamente pelo link: https://participacao-social.ana.gov.br/Consulta/210.   


O objetivo dessa consulta é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da norma de procedimento administrativo de ação arbitral para solução de conflitos no setor de saneamento básico. Esse tema faz parte da Agenda Regulatória da ANA 2025-2026 e tem o intuito de prevenir ou solucionar as controvérsias relacionadas à interpretação e à aplicação das normas de referência da Agência sobre o setor que possam surgir entre os titulares dos serviços de saneamento (municípios ou quem assume esse papel), as entidades reguladoras infranacionais (municipais, intermunicipais, estaduais e distrital) e os prestadores desses serviços.   


Para subsidiar a participação da sociedade na Consulta Pública nº 01/2025, a ANA disponibiliza a nota técnica sobre a norma de procedimentos em ação arbitral para solução de conflitos no setor de saneamento, além de minuta de resolução a respeito desse tema.   


A Consulta Pública nº 01/2025 foi aprovada na 925ª Reunião Deliberativa Ordinária da Diretoria Colegiada da ANA, realizada em 14 de janeiro. Na ocasião foi discutida a importância de uma norma que discipline a solução de controvérsias sobre a prestação dos serviços públicos de saneamento básico eventualmente existentes entre titulares, prestadores e entidades reguladoras e fiscalizadoras.   


ANA e o marco legal do saneamento básico  


Com o novo marco legal do saneamento básico, Lei nº 14.026/2020, a ANA recebeu a atribuição regulatória de editar normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil, que incluem: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.      


A mudança busca uniformizar as normas do setor para atrair mais investimentos para o saneamento, melhorar a prestação e levar à universalização desses serviços até 2033. Para saber mais sobre a competência da ANA na edição de normas de referência para regulação do saneamento, acesse a página www.gov.br/ana/assuntos/saneamento-basico.  


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Comments


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page