top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Comitê de Bacias dos Rios Lontra e Corda participa do mutirão de limpeza nas margens do Rio Araguaia em Xambioá com voluntários e parceiros


Nesta segunda-feira, 14, um grupo de amigos e voluntários mobilizou-se para realizar uma ação de limpeza nas margens do Rio Araguaia, em Xambioá. O Comitê de Bacias dos Rios Lontra e Corda (CBHRLC) participou da ação mobilizada de forma espontânea pelo grupo Vida Ribeirinha: Amantes do Rio Araguaia, que contou também com apoio de parceiros e juntos se dedicaram à coleta do lixo acumulado nas margens do rio.


Com a adesão de diversas pessoas da comunidade, a ação contou com o apoio das secretarias Municipais do Meio Ambiente e de Saúde que doaram luvas e sacos de lixo, enquanto o Poder Executivo disponibilizou um trator para ajudar no recolhimento dos resíduos. Além disso, a mobilização recebeu colaborações financeiras de amigos, que subsidiaram a oferta de água mineral e lanches para os participantes.


O presidente do CBHRLC, Mário Roberto Rocha, destacou a importância de mobilizações como essa para chamar a atenção da população e do poder público para a necessidade do descarte adequado do lixo. "São com ações desta importância que podemos mudar a realidade da população, sabemos que não é fácil, mas é preciso que sejamos persistentes em defesa da natureza e principalmente do meio ambiente e do Rio Araguaia", afirmou Mário Roberto.


Próxima mobilização


Reforçando o compromisso de participação do Comitê, Mario Roberto ressaltou que uma nova mobilização está sendo planejada, com foco no Rio Lontra, prevista para o dia 27 de outubro, na ação “Lontra Vivo”, para limpeza do Rio Lontra.


A iniciativa contará com o apoio de ribeirinhos, voluntários e empresários, entre esses a empresa Bel, Eco Brasil Florestas e Gelnex, além da Secretaria do Meio Ambiente de Araguaína, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Codema), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Corujão, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e parceiros locais.



Fonte: SEMARH-TO

7 visualizações

Comments


bottom of page