ANA tem agendas no Peru em evento do BID e em missão para cooperação técnica na temática de recursos hídricos
- amandachicattomkt
- há 20 horas
- 2 min de leitura

Nesta semana a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participa de duas agendas em Lima, capital do Peru. Numa delas, a diretora-presidente da agência reguladora, Veronica Sánchez da Cruz Rios, é painelista na 12ª edição do evento PPP Americas, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com o Ministério da Economia e Finanças do Peru e com a instituição ProInversión.
Nesta quarta-feira, 9 de abril, a diretora-presidente da ANA participa do painel com o tema Fortalecimento das Políticas e Regulação dos Serviços de Água Potável e Saneamento como Acelerador do Investimento Privado. O objetivo desse debate é abordar a forma como uma melhor governança e regulamentação podem impulsionar a eficiência, a sustentabilidade e o aumento da cobertura desses serviços públicos essenciais. Por meio de casos de sucesso, também serão analisados incentivos, modelos regulatórios e contratuais que fortaleceram o investimento privado no setor de saneamento.
Além de Veronica Rios, participam do painel a diretora do Centro Internacional da Água em Lisboa, Portugal, Rita Amaral; o analista da Área de Estudos e Normas da Superintendência de Serviços de Saúde do Chile, Rodrigo Farías; o presidente executivo da Superintendência Nacional de Serviços de Saneamento do Peru, Mauro Gutiérrez; o especialista principal em Parcerias Público-Privadas do BID, Pablo dos Santos; e a especialista sênior em Água e Saneamento do BID, Maria Eduarda Berto, como moderadora.
O PPP Americas é um evento realizado a cada dois anos como espaço estratégico para o diálogo e a promoção de projetos sustentáveis entre os setores público e privado. Nesse sentido, o evento reúne líderes governamentais, investidores e especialistas internacionais para discutir os principais desafios e oportunidades nas Américas.
Outra agenda da ANA na capital peruana foi uma missão técnica com a participação do coordenador de Articulação e Planejamento Internacional da ANA, Raimundo Alves Filho, como parte das ações de monitoramento e avaliação do projeto Fortalecimento Institucional para a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos no Peru. Nesse trabalho, entre 8 e 9 de abril, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), foi discutida a prorrogação dessa parceria até dezembro de 2026, assim como houve a avaliação dos resultados já alcançados por essa iniciativa junto às instituições do Peru.
Estabelecido em 2015, esse projeto é executado em parceria com a Autoridade Nacional da Água do Peru (ANA Peru) e o Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru (SENAMHI). Desde sua implementação, a ação já promoveu a capacitação de técnicos peruanos em monitoramento hidrológico, a instalação de duas Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) e a criação de uma Sala de Situação para gestão de eventos críticos, como cheias e secas.
A proposta de prorrogação do projeto prevê a ampliação da agenda temática, incluindo temas como: a expansão do Monitor de Secas para o território peruano, impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos, Base Hidrográfica da América do Sul e indicadores relacionados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 6 (ODS 6) – que trata do tema Água Potável e Saneamento.
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Comments