O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) publicou o Relatório de Qualidade do Meio Ambiente (RMQA Brasil 2020), que está disponível desde 8 de junho no link www.ibama.gov.br/relatorios/qualidade-ambiental/relatorio-de-qualidade-do-meio-ambiente-rqma-relatorio-de-qualidade-do-meio-ambiente-rqma. Previsto pela Política Nacional de Meio Ambiente para apresentar o panorama da qualidade ambiental no País, o RMA Brasil 2020 foi produzido pelo IBAMA e contou com um capítulo elaborado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) com o tema Água, trabalho realizado em 1 ano e meio e que contou com a participação de outras instituições relacionadas aos recursos hídricos.
Nesse capítulo a ANA aborda a situação das águas superficiais e subterrâneas no Brasil, o ciclo da água, eventos críticos (cheias e secas) e o monitoramento da qualidade da água. Os usos consuntivos dos recursos hídricos (que consomem água) e os não consuntivos, os conflitos pelo uso da água e o ciclo urbano da água relacionado ao saneamento básico também são abordados nesse capítulo.
A qualidade da água em termos das principais fontes poluidoras, parâmetros monitorados, assoreamento, acidentes ambientais e monitoramento da qualidade da água são assuntos abordados. Já sobre a temática da segurança hídrica a ANA trata do diagnóstico da segurança hídrica, infraestrutura cinza, infraestrutura verde, gestão de recursos hídricos e Plano Nacional de Recursos Hídricos também são temas contemplados pela Agência.
O RMQA
Em 2013 o RMQA teve sua primeira edição publicada pelo IBAMA, sendo que esse relatório sistematiza e analisa as informações ambientais para a gestão dos recursos naturais e conservação de ecossistemas no Brasil. A publicação, que agora está em sua segunda edição, é dividida nos seguintes temas: atmosfera, água, terra, biodiversidade, florestas, ambiente costeiro e marinho, ambiente urbano e economia verde. O RMQA é direcionado para gestores de meio ambiente federais, estaduais e municipais; profissionais de educação e pesquisa; organismos internacionais; organizações não governamentais; meios de comunicação; e o público em geral.
Comments