ANA participa de evento sobre inovação e eficiência na gestão de recursos hídricos pela mineração em Belo Horizonte (MG)
- amandachicattomkt
- há 46 minutos
- 2 min de leitura

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou nesta quinta-feira, 3 de abril, do evento Inovação e Eficiência na Gestão de Recursos Hídricos pela Mineração, realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em Belo Horizonte (MG). Durante o encontro também aconteceu o lançamento do e-book Livro Azul – Gestão e Manejo dos Recursos Hídricos pela Mineração.
O evento contou com a presença do vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo; do diretor de sustentabilidade do Instituto, Júlio Nery; da diretora da Agência Ana Carolina Argolo; e da gerente de sustentabilidade do IBRAM, Cláudia Salles. Também estiveram presentes a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Alice Castilho, e o diretor geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Marcelo da Fonseca.
Em sua palestra, a diretora Ana Carolina Argolo apresentou a visão da ANA sobre o uso da água pelo setor minerário brasileiro, abordando o panorama dos usos da água no Brasil, usos consuntivos (que consomem os recursos hídricos) setoriais. Além disso, a dirigente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico tratou sobre a retirada de água pela mineração, atos de regularização emitidos para mineração no País, entre outros assuntos.
O Livro Azul reúne casos reais em que a água se mostra uma aliada da produção mineral brasileira, estratégias proativas e holísticas de gerenciamento de água. Essas iniciativas podem criar uma vantagem substancial por meio da redução do risco relacionado à água, identificando oportunidades, atraindo investimentos e criando confiança mediante uma melhor transparência.
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)