top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Adasa, Seagri, Emater e CBHSF unidos em prol da sustentabilidade hídrica no DF


Na sexta-feira (18/11), ocorreu a cerimônia de entrega dos insumos financiados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), destinados à revitalização dos canais rudimentares de irrigação e à construção de reservatórios lonados na Bacia do Rio Preto, no Distrito Federal. A ação integra Acordo de Cooperação Técnica cujo objetivo é aumentar a disponibiidade de água na região.

O projeto é fruto de uma parceria estratégica entre diversos órgãos e entidades, incluindo o Governo do Distrito Federal (GDF), representado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), o CBHSF, a Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo (APV), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) neste esforço conjunto para superar os desafios impostos pela escassez de água e apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, fortemente dependentes da atividade agropecuária.

Realizado na Associação dos Produtores Rurais do Núcleo Rural Rio Preto (APRORP), o evento teve início com uma mesa-redonda sobre "Sustentabilidade e Uso Racional da Água para Irrigação na Bacia do São Francisco", mediada pelo Superintendente de Recursos Hídricos da Adasa, Gustavo Carneiro. A discussão contou com a participação de Edvan Ribeiro, assessor técnico da Emater-DF, que apresentou as ações de revitalização dos canais de irrigação; Antônio Dantas, também da Emater-DF, que abordou práticas sustentáveis na irrigação; e Raphael Cintra, da Adasa, que falou sobre o marco regulatório da bacia hidrográfica do Rio Jardim e do Ribeirão Extrema, detalhando regulamentações para o uso racional da água. “Foi uma excelente oportunidade para compartilhar com os produtores como funcionam as regras de alocação negociada, bem como a importância do monitoramento hidrológico e do acompanhamento das informações disponíveis em nosso site, para uma melhor gestão e planejamento dos recursos hídricos nas propriedades”, destacou Cintra.

Em seguida, foi realizada a solenidade de assinatura do termo de doação dos materiais, além de uma visita a uma propriedade beneficiada com um reservatório revestido e um almoço de encerramento.

Na ocasião, Raimundo Ribeiro, diretor-presidente da Adasa, ressaltou a importância da iniciativa. “A expectativa é que essa ação reduza em até 50% as perdas de água por infiltração e evaporação, contribuindo para um uso mais eficiente dos recursos hídricos e garantindo a segurança hídrica, especialmente para os agricultores familiares, que são maioria na região”, afirmou. Ribeiro também anunciou o lançamento do aplicativo Adasa.Digital, realizado no dia anterior, com o objetivo de agilizar processos e reduzir a burocracia. “Não podemos nos conformar com a ideia de que a melhoria dos serviços leva tempo. Buscamos padrões elevados porque reconhecemos nossa responsabilidade. O cidadão merece um atendimento ágil e eficiente, e é isso que oferecemos por meio do aplicativo”, enfatizou.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Rafael Bueno, secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Cleison Duval, presidente da Emater-DF; Nazareno Araújo, diretor interino da Agência Nacional de Águas (ANA); Maciel Oliveira, presidente do CBHSF; Gilmar Batistela, presidente do Comitê de Bacias do Rio Preto-DF; e Eleutéria Pacheco, secretária executiva da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema). Também participaram Alexandre Soares, representante da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; Renata Mongin, assessora técnica da Diretoria de Conservação de Recursos Hídricos do IBRAM; Jaqueline Evangelista, gerente de Projetos interina da Agência Peixe Vivo; e Altino Rodrigues, representante da Câmara Consultiva da Região do Alto São Francisco.

De acordo com Gustavo Carneiro, o CBHSF destinou cerca de R$ 5 milhões para a compra de tubulações e conexões para revestir os canais na Bacia do Rio Preto. Os kits para os reservatórios lonados são pré-fabricados, facilitando a instalação. O material é adquirido pela Agência Peixe Vivo e enviado ao DF, onde a Seagri é responsável pelo armazenamento. “A Seagri, em colaboração com a Emater e os irrigantes, realiza a abertura das valas para a instalação das tubulações, transformando os canais abertos em sistemas fechados com tubos enterrados”, explicou.

Quanto aos tanques, Carneiro descreveu que são escavados como grandes reservatórios e revestidos com lona, coberta por uma camada de terra para proteção, e preenchidos com água proveniente do canal revestido. “Essa integração minimiza as perdas de água por evaporação e infiltração, além de fornecer uma reserva técnica nos períodos de escassez”, acrescentou.

Para Altino Rodrigues, da CCR Alto São Francisco, o aspecto mais significativo do projeto é a prova de que a união de esforços pode resultar em mudanças positivas para todos “A união de todos os envolvidos — como a Adasa, a Seagri, a Emater e o Comitê do São Francisco, entre outros— é fundamental para trazer mais equilíbrio ao processo de gestão da água. Essa colaboração visa garantir tanto a qualidade quanto a quantidade de água necessária para esses produtores, promovendo justiça social e ambiental. Ao distribuir e compartilhar essa valiosa riqueza hídrica com as comunidades da bacia, estamos demonstrando que, juntos, podemos fazer a diferença”, concluiu.

A entrega dos insumos é um passo importante rumo à modernização da gestão hídrica no Distrito Federal, refletindo o compromisso das instituições envolvidas em promover a sustentabilidade e a eficiência no uso da água.

Com a revitalização dos canais de irrigação e a construção de reservatórios, cerca de 300 famílias serão diretamente beneficiadas, o que não apenas melhora a segurança hídrica da região, mas também fortalece a agricultura familiar, essencial para o desenvolvimento local.


Fonte: ADASA

5 visualizações

Comments


bottom of page