Edição do Água em Pauta está prevista para o dia 01.10, às 14h. A transmissão é pelo YouTube da ABRHidro.
A ABRHidro traz mais um webinário especial e com tema que desvela inovação. A edição do Água em Pauta ocorre no dia 01 de outubro, 14h, pelo nosso YouTube e explora a Hidrologia Espacial no viés da água sob o olhar dos satélites.
O evento virtual terá como moderador Paulo Pontes, Engenheiro Civil (UFAL), mestre e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS). Atualmente, é pesquisador adjunto do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS). Ele guiará o debate com renomados especialistas, que compõem o time de palestrantes da iniciativa:
Fernando Jaramillo – Professor de Hidrologia na Universidade de Estocolmo (Suécia), doutor em Geografia Física pela Universidade de Estocolmo, com foco em hidrologia e recursos hídricos. Ele é líder de pesquisa no Bolin Centre for Climate Research, concentrando-se em mudanças hidroclimáticas, consumo humano de água e uso de tecnologias espaciais para monitorar recursos hídricos. Sua pesquisa abrange os impactos das mudanças climáticas e do uso da terra e da água na disponibilidade de água doce, desde escalas locais até globais. Jaramillo desenvolveu métodos inovadores, como o uso do radar InSAR, para monitorar mudanças em pequenos lagos e zonas úmidas em todo o mundo.
Juliana Andrade Campos – Engenheira Sanitarista e Ambiental pela UFMT, com mestrado e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS). Atualmente, é pesquisadora de pós-doutorado no Instituto Tecnológico Vale - Desenvolvimento Sustentável, onde desenvolve pesquisas em hidrologia e hidrossedimentologia, com ênfase em sensoriamento remoto e modelagem baseada em aprendizado de máquinas. Nos últimos anos, tem se dedicado ao estudo da dinâmica espaço-temporal de sedimentos na planície do Pantanal.
Daniel Moreira – Engenheiro Cartógrafo do Serviço Geológico do Brasil, com doutoramento pela COPPE/UFRJ e pela Universidade de Toulouse III. Atualmente, realizando pós-doutoramento em Toulouse, França, lidera, em parceria com o IRD (Institut de Recherche pour le Développement), um projeto de pesquisa sobre o uso de satélites artificiais para o monitoramento hidrológico, o qual envolve a organização de campanhas de campo voltadas para validação de dados de satélites a e a realização de eventos internacionais sobre hidrologia por satélites, como a série South America Water from Space. Desde 2016, participa do time científico do satélite SWOT (Surface Water and Ocean Topography) da NASA/CNES, atuando hoje no projeto de pesquisa “SAMBA” SWOT for Amazon Basin.
O evento contará, ainda, com chamada e interconexões de Fabrice Papa, Diretor de Pesquisa do IRD (Institut de Recherche pour le Développement). Ele é membro da equipe científica da missão SWOT (Surface Water and Ocean Topography) da NASA-CNES e co-líder do grupo de trabalho científico sobre rios do projeto SWOT. Possui doutorado em Ambiente, Hidrologia e Sensoriamento Remoto pelo LEGOS-Toulouse University e pela Agência Espacial Francesa (CNES). De 2005 a 2010, atuou como Pesquisador Associado no NASA-GISS (Goddard Institute for Space Studies) da Universidade Columbia, em Nova York, EUA. Suas pesquisas são focadas em hidroclimatologia, recursos hídricos e sensoriamento remoto. Fabrice também vem atuando em colaborações internacionais significativas no estudo dos impactos climáticos sobre os recursos hídricos.
O webinar deve contemplar debates e perguntas e, principalmente, representa um convite especial para o evento South America Water from Space IV, previsto para o período entre 29 de outubro e 02 de novembro e com realização em Belém, no Pará:
Este webinário é uma oportunidade única para explorar como a tecnologia de satélites está revolucionando o monitoramento hídrico, proporcionando dados cruciais para a tomada de decisões mais eficazes em relação aos recursos hídricos e aos impactos das mudanças climáticas.
Participe ao vivo no YouTube da ABRHidro e aprofunde seus conhecimentos sobre a hidrologia espacial!
Fonte: ABRHIDRO
Comments