Pela primeira vez um fórum jovem aconteceu pelo Processo Cidadão no Fórum Mundial da Água. Durante dois dias, o Fórum Jovem esteve reunido identificando as prioridades para o grupo e dividindo visões estratégicas para as 70 lideranças jovens internacionais que estiveram reunidas, nos dias 17 e 18, durante o maior evento de água do mundo.
Segundo o estudante brasileiro, Paulo Roberto Mesquita, “o workshop foi muito interessante pois nos ajudou a entender alguns dos problemas mundiais relacionados à água, assim como as redes de informações internacionais que foram criadas para ajudar a fornecer soluções.” Os participantes também se conscientizaram sobre a importância da participação dos jovens para estabelecer a segurança hídrica. Além disso, acrescentou Paulo, “aprendemos que é preciso haver diálogo entre as gerações tanto para passa conhecimentos quanto para poder trazer inovações ao processo de gestão”. Paulo também informou que a maior delegação durante a oficina foram os jovens da Itália.
Após dois dias de trabalho, foi elaborada uma Declaração a ser incluída no desfecho do Processo Cidadão ao final do 8º Fórum Mundial das Águas.
Confira:
“Nós, a juventude, recomendamos:
1. Juventude e SDG 6
Redefinir o valor da água para além da sua comercialização econômica para reconhecer seu patrimônio cultural, seu valor medicinal, tradicional e social. Isso pode ser feito por programas de treinamento e liderança para jovens e encontrar mecanismos para integrá-los no sistema de educação formal para alcançar os mais jovens e os mais vulneráveis em todas as regiões.
2. Juventude, Água e Inovação
Aumentar a oportunidades de financiamento para apoiar iniciativas de lideranças por jovens para projetos científicos e tecnológicos. Esses projetos incluem a expansão das plataformas on-line abertas existentes, a fim de facilitar mais pesquisas interdisciplinares, inovação social, redes e relatórios de cidadãos.
3. A importância da cooperação
Criação de espaços legítimos para a representação, inclusão e participação de jovens e grupos de jovens nos processos políticos, de decisão e organizacionais de alto nível dos Fóruns mundiais sobre a água. Isso inclui a institucionalização do Fórum da Juventude como parte de todas as futuras WWF, garantindo o financiamento necessário para apoiar a liderança juvenil, a participação e a representação igual de todas as regiões para os processos preparatórios, de implementação e de acompanhamento do fórum juvenil. Esta abordagem assegurará a continuidade e a transição suave da liderança juvenil para todos os futuros fóruns e proporcionará novas experiências de liderança para os jovens ao participar do fórum.
Além disso, é igualmente importante garantir a representação dos jovens e a incorporação da declaração nos processos e resultados do Fórum Mundial da Água, incluindo jovens em todas as sessões para compartilhar as principais prioridades da juventude.
Reconhecemos e agradecemos o apoio que recebemos do WWF e das organizações parceiras para organizar com sucesso o fórum juvenil. Sabemos que podemos contar com você para o seu apoio contínuo aos futuros Fóruns mundiais da água e na implementação do nosso Convite à Ação.”
O Chamado de Ação
Fórum de Jovens do Fórum Mundial da Água
Nós, os participantes do primeiro Fórum Juvenil do Fórum Mundial da Água, concordamos e nos comprometemos a nos apoiar mutuamente na implementação das seguintes ações:
1. O Parlamento Mundial da Juventude para a Água compromete-se a proporcionar aos jovens a oportunidade de acessar plataformas internacionais sobre a água e proporcionar espaço para discussão entre jovens e entre jovens e outras partes interessadas para incentivar o envolvimento da juventude no setor de água.
2. O Programa de Delegados Juvenis compromete-se a promover os eventos satélites de assistência juvenil para organizar três eventos juvenis relacionados à água na cidade de Belém nos próximos três anos.
3. Os delegados da juventude trabalham para a institucionalização dos Eventos de Satélites da Juventude para fazer parte da estratégia do Fórum Mundial da Água para mobilizar e envolver a juventude na governança da água e nos processos de tomada de decisão do fórum.
4. Water Youth Network compromete-se a conectar os jovens e as organizações com os processos de decisão de alto nível através de intervenções significativas para o compartilhamento de conhecimento e dados, incubar ideias, identificar recursos financeiros, desenvolver parcerias no setor de água, entre disciplinas e gerações.
5. A Rede da Juventude da América Central para a Água compromete-se a promover o envolvimento da juventude nos espaços de tomada de decisão no setor de água para fortalecer o desenvolvimento dos países da América Central de um ponto de vista mais holístico e inovador sem manchar nossas mensagens e esforços com nossos interesses políticos e pessoais.”
Matéria produzida por Fernanda Matos