top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Um Fórum Mundial da Água Cidadão


Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, prestigia Vila Cidadã

Você está convidado a participar do maior encontro internacional do mundo para discutir questões relativas à água e propor soluções para o uso racional e sustentável dos recursos hídricos!


A partir deste final de semana, o 8º Fórum Mundial da Água, vai reunir em Brasília mais de15 chefes de Estado, representantes de 170 países, mais de 100 delegações oficiais e mais de 40.000 pessoas, na busca de um compromisso:

Compartilhar Água. Na prática, compartilhar idéias, responsabilidades, conhecimentos, experiências soluções, benefícios e, assim, construir a base para uma cultura de paz.


São muitas as diferenças entre este e os Fóruns anteriores. A mais marcante, talvez seja a grande participação da sociedade nas discussões que resultaram na preparação das mais de 340 sessões, para as quais são esperados mais de 1.300 palestrantes.


A plataforma Sua Voz, que traduz simultâneamente mais de 90 línguas, fez ouvir vozes de muitos atores sociais, em diferentes países.


Mais de 300.000 interações pela plataforma, somadas às discussões envolvendo mais de 1.000 instituições de todos os setores da sociedade, deram grandes contribuições para os nove temas sobre a água, abordados no Fórum: clima, pessoas, ambientes urbanos, desenvolvimento, ecossistemas, financiamento, compartilhamento, capacitação e governança.


A Vila Cidadã também garantiu que essas discussões chegassem ao público em geral. Neste espaço aberto, gratuito e democrático, que mistura cultura, ciência, educação e lazer, as crianças, os jovens e os adultos encontrarão experiências sensoriais, realidade virtual, mesas redondas, jogos, equipamentos.


Os resultados? Mais conhecimentos sobre a água, maior sensibilização sobre a urgência da mudança de hábitos, fortalecimento do envolvimento com a proteção dos mananciais, dos ecossistemas e, por que não dizer?, do planeta como um todo!


Do Fórum, esperamos também que ajude a colocar a água no topo das prioridades estabelecidas nas políticas públicas. As diretrizes serão apresentadas nas Declarações, que os diferentes grupos aprovarão: a Declaração Ministerial, assinada por Chefes de Estado e mais de 70 autoridades com status de ministros; a Declaração das autoridades Locais e Regionais, por mais de 300 autoridades; a Declaração Parlamentar, por mais de 200 parlamentares; a Declaração de Juízes e Procuradores, por mais de 70 juristas de renome internacional, e a Declaração de Compromisso com a Sustentabilidade, validada pelos milhares de participantes presentes no Fórum.


Venha ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães e às tendas montadas no Estádio Mané Garrincha, entre 17 e 23 de março! Inclua a sua voz neste importante debate! Todos somos responsáveis pela água!


Paulo Salles, Copresidente do Comitê Organizador do 8º Fórum Mundial da Água

2 visualizações
bottom of page