O primeiro parque eólico flutuante do mundo começou a funcionar na costa da Escócia.
O parque eólico da Escócia fica a 25 quilômetros do continente. (Foto: Harald Pettersen/Flickr)
O primeiro parque eólico flutuante do mundo começou a funcionar nesta quarta-feira na costa da Escócia, uma alternativa ao impacto visual das turbinas instaladas em terra firme.
O parque de Hywind, operado pela norueguesa Statoil em parceria com a Masdar, uma empresa de energias renováveis de Abu Dhabi, fica a 25 quilômetros da costa da região de Aberdeenshire e tem capacidade de 30MW.
O parque alimentará com energia quase de 20.000 casas e "abre o caminho a um novo mercado global para os parques eólicos flutuantes”, afirma em um comunicado Irene Rummelhoff, vice-presidente executiva do New Energy Solutions, propriedade de Statoil.
A capacidade de flutuar em mar aberto deve acelerar o desenvolvimento da energia eólica, que até agora enfrentava a rejeição da população por seu impacto visual na paisagem.
A região escocesa de Aberdeenshire já registrou episódios de oposição à instalação de eólicas, como quando Donald Trump tentou sem sucesso nos tribunais britânicos impedir a construção de turbinas que poderiam ser vistas de um de seus campos de golfe.
Fonte: AFP - Agence France-Presse